5 hábitos para evitar no ambiente de trabalho.
O ser humano é cheio de hábitos e manias. Fazer as coisas do jeito que gosta e da forma que entende ser o certo é uma atitude muito comum, mas por muita das vezes precisa ser evitada.
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Professor Renato Alves, recordista Brasileiro de memorização.
O ambiente corporativo é diferente do ambiente externo e deve ser tratado como tal. Com isso, o comportamento do indivíduo dentro da empresa precisa ser exemplar. Pois suas atitudes ditam as ações dos superiores. Por isso é importante evitar:
- Reclamar de tudo e de todos;
- Trabalhar com medo do que possa vir a acontecer;
- Tomar decisões precipitadas;
- Ficar estagnado;
- Descuidar da carreira.
Esses hábitos listados são muito comuns em nosso dia a dia. Viver reclamando ou insatisfeito com tudo e todos é uma atitude corriqueira que precisa ser evitada. Por isso, é necessário ficar atento para não realizá-las dentro da empresa.
Uma forma da organização evitar pessoas com esse tipo de atitude é por meio do recrutamento e seleção automatizado. Alguns Software de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial possuem o módulo de Fit Cultural, que avalia valores distribuídos em fatores fundamentais para o Perfil da Cultura Organizacional, fazendo o ranking dos perfis mais aderentes à empresa.
Para conseguir êxito no processo seletivo ou sucesso na carreira dentro da organização é preciso evitar alguns hábitos no ambiente de trabalho. São eles:
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1. Evite estar sempre distraído
É importante evitar ficar disperso, pois não é legal para ninguém que você não esteja prestando atenção em algo que é importante para a empresa, para um setor ou um time de trabalho. Por isso você deve evitar:
- Digitar no celular;
- Puxar conversas aleatórias que perdem o foco do grupo.
Para ajudar a prender a sua atenção e evitar a perda de foco é importante:
- Esquecer os problemas externos e dar o máximo para se concentrar no que precisa ser feito;
- Troque o dia ou o horário do encontro ou peça para alguém te cobrir.
Com isso, você conseguirá manter o foco. Pois a desatenção pode ser um problema para você, além de prejudicar outras pessoas.
2. Evite interromper os colegas
Interromper a fala de alguém é uma atitude indelicada. Ninguém gosta de trabalhar com alguém que não respeita o espaço do outro e não demonstra o mínimo de paciência para ouvir. Por isso, quando houver uma situação onde você acredita ser importante se posicionar, aguarde pela sua vez de falar. Pois, é sempre importante esperar quem está falando terminar de colocar os seus pontos, para então iniciar a sua argumentação.
3. Evite ser desorganizado
A organização começa na mesa de trabalho. Um espaço desorganizada pode ser visto como um reflexo da sua personalidade. Para quem compartilha o espaço de trabalho com outras pessoas, é preciso redobrar a atenção para não sufocar os vizinhos com os pertences pessoais. Além disso, a desorganização também está ligada a entrega das tarefas. Por isso, fique atento e evite atrasos.
4. Tenha cuidado ao tentar impor uma ideia
Imposição e doutrinação do que se quer ou acredita por meio de falas e atitudes não é apenas desagradável para os outros, mas mostra o quão intolerável a pessoa pode ser. Por isso, é importante respeitar as diferenças de opinião e buscar entrar em um consenso.
Fazer um brainstorming é a melhor forma de expor as ideias e opiniões de forma livre, fazendo valer o pensamento de todos, buscando unificar e aplicar tudo da melhor forma.
5. Evite ser controverso
É extremamente importante criar o hábito de ser transparente e verdadeiro em todas as ações e atitudes. Seja colaborador ou chefe, nada é mais constrangedor que falar uma coisa e fazer outra.
Evite esses hábitos no ambiente de trabalho e tenha sucesso!
Sucesso nos estudos!!!
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